PUC-Rio participa do lançamento da Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia

Uma das ações dessa iniciativa é a criação do SisNANO

fotoSerá lançado, nesta segunda-feira (19), pelo Ministro Marco Antônio Raupp do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), a Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia (IBN). Uma das ações dessa iniciativa é a criação do SisNANO, um sistema de laboratórios associados ao MCTI na área de Nanotecnologia que receberão recursos federais de forma prioritária.
 
O Laboratório de fabricação e caracterização de dispositivos da PUC-Rio (LABDIS), coordenado pela professora Patrícia Lustoza de Souza, é um desses 26 Laboratórios Associados ao MCTI que conta ainda com a participação dos professores Bojan Marinkovic, Fernando Rizzo, Roberto Avillez (vice-coordenador), Roberto Jakomin e Rodrigo Prioli.
 
Sobre
O Laboratório de fabricação e caracterização de dispositivos, LABDIS, constitui uma estrutura de fundamental importância para o desenvolvimento científico e tecnológico não só do Rio de Janeiro como do país. Trata-se de um laboratório completo capaz de produzir e caracterizar dispositivos baseados em semicondutores inorgânicos.
 
Com equipamentos de última geração, a produção e a caracterização das amostras abrangem todas as etapas desde a produção do material e a caracterização de suas propriedades físicas, químicas e estruturais, até a avaliação final dos dispositivos, passando pelo processamento do material em dispositivo e conectando-o ao mundo externo.
 
Fonte: PUC-Rio