“Filmes para pensar” da FAJE exibe clássico japonês

Os comentários serão do professor Manuel Hurtado

foto
 
O projeto “Filmes para Pensar e ser Mais”, da FAJE (Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia), exibe no próximo dia 21 o longa “Ikiru”, do diretor Akira Kurosawa. A exibição será realizada no Auditório da Escola de Ensino Superior Dom Helder Câmara, às 19h15, com entrada franca e comentários do professor Manuel Hurtado.
 
O projeto foi motivado pelas ideias de contemplação na ação e busca do magis (mais) inaciano, próprias da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola. As sessões fazem do cinema uma ocasião de reflexão, contemplação e oração. Pensando no papel desempenhado pelo diretor nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, cada exibição conta com alguém para ajudar na reflexão. Em 2013, algumas sessões dos Filmes para Pensar e Ser Mais se sintonizam com o Ano da Fé, como tempo privilegiado para um questionamento a respeito fé, enquanto caminho pessoal e comunitário. 
 
No filme desta semana, Kanji Watanabe é um empregado público japonês que está há 30 anos no mesmo trabalho burocrático e monótono. Uma notícia transforma sua vida: ele tem um avançado câncer de estomago e menos de um ano de vida.  Como dar sentido a sua vida antes da sua morte? É possível ainda fazer alguma coisa? O filme mostra a transformação interior e exterior de um homem desprezível.
 
Inscrições pelo telefone (31) 3115-7013 ou pelo e-mail: secextensao@faculdadejesuita.edu.br. Na próxima sessão será apresentado o filme “Homens e deuses”, do diretor Xavier Beauvois, no dia 25 de setembro. Os comentários serão do professor Paulo César Barros.
 
Fonte: FAJE