Centro Loyola da PUC-Rio realiza curso “A mística de Francisco de Assis”

Curso pretende iluminar nossa busca e nossas práticas à luz do caminho espiritual de São Francisco

O Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio promove nos próximos meses um curso para conhecer a história de Francisco de Assis. Entre os objetivos principais, o curso pretende iluminar nossa busca e nossas práticas à luz do caminho espiritual de São Francisco e mostrar uma mística que faz uma família espiritual respirar o mesmo espírito há 800 anos.
 
Este curso quer conduzir a uma reflexão e aprofundamento da Mística e Espiritualidade Franciscana e sua influência para a civilização, desde o século XII até os dias de hoje. Ao tematizar alguns pontos da Mística Franciscana, faz referência constante a figura emblemática de São Francisco de Assis, sua herança espiritual que gerou um modo de ser singular, que continua, há oito séculos, de um modo simples e fraterno, construindo um toque e diálogo entre o humano e o divino.
 
O curso será ministrado pelo professor Frei Vitório Mazzuco, mestre em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Antoniana de Roma e professor de Teologia Espiritual e Espiritualidade Franciscana no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). 
 
O programa é baseado nas seguintes discussões:
1. O que a Mística?
2. O que é a Mística Franciscana?
3. A Mística e a Espiritualidade Franciscana como Caminho
4. A dimensão contemplativa franciscana
5. A oração franciscana
6. A Mística da Encarnação do Verbo
7. O caminho franciscano e a comunhão com a criaturas
8. A Mística Franciscana como busca de identidade
9. Mística Franciscana e a efervescência religiosa contemporânea
10. A Mística Franciscana na arte, música, teatro e cinema
 
O curso será realizado de 2 setembro a 21 de outubro, às segundas-feiras, no horário de 19h às 21h. Serão conferidos certificados ao final do curso. O valor é de R$ 95. Mais informações em www.clfc.puc-rio.com.br ou pelo telefone (21) 3527-2012.
 
foto
 
Fonte: Centro Loyola