Alunos participam de projeto de formação de cidadania

Interpretar o Hino Nacional incentiva o sentimento patriótico

O Colégio Catarinense, em seu projeto de formação da cidadania, inclui a comemoração de datas cívicas e o aprendizado dos símbolos nacionais como importantes atividades para a constituição de valores de pertencimento à identidade brasileira.  Dessa forma, interpretar o Hino Nacional e outros visa a proporcionar um sensível contato entre os alunos e essas expressões de identidade nacional.

É importante, nesse contexto, conhecer os hinos e demais símbolos nacionais, pois isso confere, aos alunos, um conjunto de informações que os levam a entender o contexto em que se deu a criação desses símbolos. Além disso, evoca a história do país, o sentimento patriótico de seu povo e reconhece as lutas pelas quais ele passou para formar uma Nação.

O ritual de cantar o Hino Nacional acontece no Colégio Catarinense duas vezes por semana, no decorrer do ano letivo. As turmas de alunos, acompanhadas por um professor, revezam-se no hasteamento e arriamento da bandeira brasileira, nas duas Unidades de Ensino.

Para os pequenos, a preocupação é ainda maior. Ao longo dos anos é proposto o estudo sistematizado dos diversos hinos pátrios. Esse trabalho é feito de modo contextualizado de forma que as comemorações cívicas representem momentos de compreensão e cultivo da identidade nacional.

Na terça-feira (13), o hasteamento da bandeira nacional realizou-se na presença da banda da Polícia Militar. Alunos, professores, Direção Ampliada e colaboradores reuniram-se em frente à bandeira e participaram de um momento solene cantando o Hino Nacional. O encontro aconteceu com o objetivo de lembrar o Dia do Soldado e trazer mais informações sobre a data para a comunidade.

Segundo o Major Dornelles, a participação dos jovens em momentos como esse é gratificante. “As atitudes cívicas, como o culto à bandeira, ao hino e às tradições são muito importantes, pois reforçam nossos laços de identificação como nação”, disse.