Aluno da Unisinos é premiado em Festival de Cinema de Gramado

Felipe Iesbick recebeu três prêmios no festival

foto
 
O curta metragem de 15 minutos “O matador de Bagé”, escrito e dirigido pelo aluno do CRAV (Curso de Realização Audiovisual da Unisinos) Felipe Iesbick (foto), levou o prêmio de melhor filme na mostra gaúcha do 41º Festival de Gramado, além de melhor ator (João França) e melhor música (Frank Jorge).
 
Felipe tem 22 anos e está cursando o último ano do curso. “O matador de Bagé” foi seu primeiro projeto como diretor e roteirista. Vencer, para ele, é um ótimo começo como cineasta. “Além de ser a realização de um sonho é também um belo pontapé inicial na carreira. Mostra que eu estou no caminho certo”, diz. “Ajuda ter este reconhecimento tão cedo, porque esta é uma carreira difícil.”
 
Em entrevista ao programa Conexão, da TV Unisinos, o canoense falou um pouco sobre o curta. Segundo o estudante, a ideia do filme estava em sua cabeça desde 2006, quando ainda estava na escola. “Esperei ter os recursos necessários para fazer”, conta. “Quando entrei no curso, eu já tinha na cabeça ‘vai ser esse’.” O estilo do curta, explica, é uma mistura de ação e comédia. “Tem bastante tiroteio. 15 pessoas morrem ao longo do filme”, conta, brincando que a história ocorre quase em outra dimensão, já que os assassinatos acontecem sem nenhuma intervenção de autoridades.
 
fotoColocar a ideia do filme em prática não foi muito fácil, diz Felipe. “Foi complicado, porque a gente usou muitas ruas de Porto Alegre, além da Praça da Matriz”. Além disso, os atores tinham que empunhar armas em público. O jeito foi a produtora do curta buscar autorização. No fim, deu tudo certo: “Um policial trouxe todas as armas do estoque dele e estava sempre checando, para tudo ser o mais seguro possível”.
 
“O matador de Bagé” recebeu, como premiação, o Troféu Assembleia Legislativa, R$ 5 mil em dinheiro e R$ 8 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da Naymar-POA, além de uma bolsa em um dos cursos ministrados pela Foco BR.
O filme também concorre ao prêmio de melhor curta nacional. A revelação do vencedor ocorre neste sábado (17/8). “A expectativa é alta, gigantesca, mas tenho a consciência de que a concorrência é muito grande e que vai ser difícil ganhar”, diz Felipe.
 
A história
O filme, uma mistura de ação e comédia, conta a história de Assis, um matador profissional que há quinze anos consecutivos é o “número um” de Porto Alegre. Porém, tudo muda com a chegada de Assunção, um profissional mais novo que vai tentar tomar o seu lugar. 
 
Assista ao teaser:
 
 
Ficha técnica
Empresa Produtora: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Produção Executiva: Bruna Tedeschi
Roteiro: Felipe Iesbick
Elenco: João França, Elena Schuck, Marcello Crawshaw
Direção de Fotografia: Fernanda Kern
Direção de Arte: Giordano Gio e Fran Pothin
Trilha Musical: Frank Jorge
Montagem: Isabel Cardoso
Assistência de Direção: Daniel Miragem e Roberto Valduga Jr.
Som: William Soares e Roberto Valduga
 
Fonte: Unisinos