Pe. Edison é o novo diretor da Formação Cristã do Santo Inácio

"Sinto-me desafiado e estimulado a realizar a missão neste universo que é o Colégio Santo Inácio", afirmou o jesuíta

Ao chegar ao Colégio Santo Inácio em julho, o novo diretor da Formação Cristã do Colégio Santo Inácio, Pe. Edison de Lima, encontrou jovens parecidos com os que acompanhava no Anchietanum, em São Paulo, onde dirigiu e coordenou a Área Apostólica de Juventude e Vocações da Província BRC.

O jesuíta chegou à instituição durante o MAGIS 2013 e entrou em contato com centenas de jovens que seguem a espiritualidade inaciana. No momento em que assume a nova missão, Pe. Edison já expressa o desejo de conhecer o perfil dos alunos dos colégios jesuítas.

“Trabalhei com jovens que participavam espontaneamente da proposta de acompanhamento e formação oferecida pelo Anchietanum. No Colégio Santo Inácio, vou conviver com alunos incorporados a um processo educativo formal, dentro de outra perspectiva. Preciso conhecer um mundo novo a fim de descobrir como contribuir e levar adiante, com outros parceiros da comunidade educativa, a missão de promover a formação integral desses jovens”, disse o jesuíta.

Para o novo diretor de Formação Cristã, a visão integral da pessoa humana é um elemento indispensável para a educação dos jovens. “Na base da formação proposta pelo Colégio está uma especial atenção ao acompanhamento humano e espiritual dos alunos, complementando a excelência acadêmica. Sinto-me desafiado e estimulado a realizar a missão neste universo que é o Colégio Santo Inácio, pois, além dos estudantes e de toda a comunidade educativa, ainda há as famílias e a missão que a Companhia de Jesus realiza no Rio de Janeiro”, observa.

Formado em Ciências Contábeis, Pe. Edison nasceu no Paraná, mas foi criado em Sorocaba, no interior paulista, onde vivem seus sete irmãos e a mãe. Um retiro espiritual coordenado pelo Anchietanum, em 1992, foi fundamental para a decisão de ingressar na Companhia de Jesus, em 1994.

“Desde aquele retiro, graças à acolhida e acompanhamento do Padre Herreros, senti que o Senhor me chamava para a Companhia de Jesus”, conta Padre Edison, que teve o reitor do Colégio Santo Inácio, Pe. Luiz Antônio Monnerat, como mestre no Noviciado – a formação inicial dos jesuítas. 

Ordenado padre em 2005, depois da missão no Anhietanum, padre Edison foi enviado para o México, em 2009, onde fez a Terceira Provação. Em 2010, seguiu para Roma, onde cursou o mestrado em Educação com especialização em Pastoral Juvenil e Catequese, na Universidade Pontifícia Salesiana. “Na Formação Cristã vou ter a oportunidade de crescimento humano e espiritual, além de me colocar a serviço, respondendo com zelo às recomendações que o provincial da BRC, Padre Smyda, me deu ao me confiar esta nova missão”.

 

Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)