Fórum sobre Envelhecimento abre semestre na Unicap

"Assumir perdas e ganhos" foi o tema do encontro

foto
 
Foi realizado na tarde desta terça-feira (13), no auditório G1 da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), o primeiro fórum do semestre sobre Questões do Envelhecimento. “Assumir perdas e ganhos” foi o tema do encontro, que contou com a presença do professor Gustavo do Passo Castro, antropólogo e membro do Conselho para o Laicato da Arquidiocese de Olinda e Recife.
 
O coordenador do evento, prof. João Luiz, deu as boas-vindas e apresentou o tema aos participantes. Ele ressaltou a importância das questões do envelhecimento e propôs uma reflexão sobre o que seria debatido. João Luiz cedeu um espaço do encontro para a Associação Brasileira de Alzheimer que, por meio da representante dos grupos de apoio, Cleonice Albuquerque, procurou conscientizar e informar o público presente sobre o trabalho da instituição em Pernambuco.
 
Finalizadas as apresentações e avisos, foi a vez do convidado de honra, Gustavo Castro, começar a sua reflexão sobre o tema. Uma das primeiras coisas discutidas foi o tempo subjetivo. Dando exemplos práticos de experiências vividas, o professor abordou a consciência que se deve ter sobre o tempo e as mudanças que ele causa. “Assumir perdas e ganhos é conter a ansiedade. Devemos viver o tempo presente, aquele que está ao nosso dispor. Não devemos viver pensando que a dor não vai passar ou que as horas boas não chegarão”, afirmou.
 
O Fórum sobre Questões do Envelhecimento acontece mensalmente na Unicap com o objetivo de integrar e melhorar a vida dos idosos na sociedade. O tema principal deste ano é “Da juventude ao envelhecimento: Como otimizar a vida”. Os encontros acontecem no auditório G1 da Universidade e a entrada é gratuita. “Envelhecer Produtivamente” será o assunto abordado no próximo Fórum, que será realizado no dia 10 de setembro.
 
Fonte: Unicap