FEI organiza Simpósio Internacional de Biomecânica inédito no Brasil

Especialistas discutiram inovações do setor

foto
 
O Centro Universitário da FEI foi a organizadora do 14ª International Symposium on Computer Simulation in Biomechanics, fórum internacional sobre simulação computacional em Biomecânica, realizado entre os dias 1 e 3 de agosto, pouco antes da realização do Congresso da International Society of Biomechanics, em Natal (RN).
 
Sessenta especialistas e pesquisadores das áreas de Engenharia Biomédica, Bioengenharia e Biomecânica estiveram presentes para apresentar e discutir as inovações de um setor que vem crescendo no Brasil nas últimas décadas, com a criação de programas de pós-graduação e graduação, associações e sociedades, e a realização de eventos específicos.
 
Responsável pela organização do evento, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Marko Ackermann, explica: “A Biomecânica é a ciência que utiliza métodos da Mecânica para estudar sistemas biológicos. Sua aplicação é vasta e engloba desde o desenvolvimento de dispositivos para reabilitação, como órteses e próteses, até a robótica”. Para ele, esse simpósio consolida o Centro Universitário da FEI como importante Instituição de ensino e pesquisas em Biomecânica junto à comunidade acadêmica internacional.
 
Realizado pela primeira vez no Brasil, o fórum abordou tópicos como: controle motor, movimento humano, reabilitação, modelagem e métodos numéricos. Na ocasião, foi concedido o prêmio Andrzej Komor Young Investigator Award, no valor de US$ 500,00, ao melhor artigo preparado por um jovem pesquisador (estudante de pós-graduação ou doutor com título obtido após 1º de janeiro de 2013).
 
Os palestrantes foram os doutores Antonie van den Bogert, da Cleveland State University – EUA, e André Fábio Kohn, da Universidade de São Paulo.
 
Fonte: FEI