Cuba já faz parte da Província das Antilhas

Decreto passou a vigorar no último dia 31 de julho

fotoO decreto do Padre Geral da Companhia de Jesus, Adolfo Nicolás, que suprime a Região Cuba Independente, já está em vigor. A partir deste mês de agosto, a região se une a Província das Antilhas. A medida tem como propósito resgatar a vocação e a participação dos católicos na missão dos jesuítas no país. Segundo levantamento da CPAL (Conferência das Províncias Jesuítas da América Latina), em 1959 cerca de 200 jesuítas estavam em Cuba, enquanto que em janeiro de 2013 o número caiu para apenas 28.
 
A região do Caribe é caracterizada pela diversidade das raízes culturais, devido a forte presença das tradições africanas herdadas dos escravos. Cuba compartilha com as outras ilhas das Antilhas uma forte mistura de riqueza e criatividade, marcada pela música, pelas cores, pela expressão corporal e pela história do colonialismo e da escravidão. 
 
Em sua carta ao Provincial, Pe. Fernando Polanco (foto), superior das Antilhas, diz: “Pelo decreto de supressão do Estado Independente de Cuba e a anexação dos jesuítas atribuídos, eu quero registrar aprovação do novo estatuto. Precisamente, a unificação de Cuba é dada 40 anos após o Pe. Pedro Arrupe dar a ordem de separação, fundada em 1973. Hoje, depois de quatro décadas, tomamos o caminho de comunhão para dar mais profundidade à espiritualidade e vocação apostólica”.
 
Fonte: CPAL