192ª edição do Caderno IHU Ideias traz debate sobre Bruno Latour

Projetos do filósofo são abordados pela professora Letícia de Luna Freire

fotoCompreender a ciência e suas diversas propostas é um assunto que vem sendo trabalhado há certo tempo. Cientistas e pesquisadores buscam entender as ciências como consequência da sociedade, compreendendo a realidade dos estudos científicos e acompanhando os cientistas em ação. Abdicar do contexto social à prática científica, não questionando o próprio conteúdo científico é um dos projetos do filósofo Bruno Latour (foto) e o tema da 192ª edição do Caderno IHU Ideias desta semana, do Instituto Humanitas Unisinos, intitulado de “A Ciência em Ação”.
 
Neste caso, observar a construção dos fatos científicos, em seus mínimos detalhes, em cada gesto dos cientistas é a principal ideia presente nos trabalhos de Latour. É o que Letícia de Luna Freire, antropóloga, pesquisadora do Laboratório de Etnografia Metropolitana, do INEAC (Instituto Nacional de Estudos em Administração Institucional de Conflitos) procura mostrar na edição na publicação.
 
“Meu interesse pelo tema surgiu através dos estudos de Antropologia Urbana, na Universidade Federal Fluminense. Motivada por muitos títulos e autores, eu buscava conciliar teoria e prática. Felizmente, não demorei muito para perceber que esse era um falso dilema, então, segui com minhas análises das teorias de Latour,” diz Letícia acerca do objetivo do tema proposto.
 
De acordo com a pesquisadora, Latour não está interessado na ciência pronta e acabada, mas na ciência em construção. Com sua “antropologia das ciências”, ele busca estudar a produção da verdade nas sociedades contemporâneas e a ciência, ao lado de outras esferas como o direito, por exemplo, é, nesse sentido, crucial.
 
Os Cadernos IHU ideias podem ser adquiridos diretamente no Instituto Humanitas Unisinos ou solicitados pelo endereço humanitas@unisinos.br. A partir do dia 08-09-2013 a edição atual estará disponível em versão PDF. Mais informações pelo telefone (51) 3590 8247.
 
foto
 
Fonte: IHU Online