Palestra na Unisinos aborda mídias digitais de maneira bem diferente

Professor norte americano Richard Grusin apresentou seu projeto

foto
 
Alunos de graduação e pós-graduação da área de Comunicação Social da Unisinos se reuniram na tarde de quarta-feira (7) para assistir a palestra ‘The Dark Side of Digital Media’, do professor norte-americano Richard Grusin (foto). O docente esteve na Unisinos para apresentar seu projeto sobre a extensão da teoria da mediação. 
 
Referindo-se ao livro Remediation: Understanding New Media, de sua autoria, Grusin utilizou duas metáforas para abordar o assunto: The Dark Side of The Force, em alusão ao personagem Darth Vader, da saga Star Wars, e The Dark Side of The Moon, álbum da banda britânica Pink Floyd. A primeira diz respeito ao mau uso da mídia, às questões éticas e ao aproveitamento dos meios de comunicação em benefício de uns e malefício de outros. A segunda se traduz nos múltiplos elementos da mídia digital, ao lado obscuro, àquilo que é invisível aos usuários, assim como o lado da lua que nunca podemos ver.
 
Para formular sua fala, o pesquisador fez uma retomada dos estudos culturais dos anos 80 e 90,  e falou sobre a indústria da tecnologia e a coleta de dados em ambientes digitais. Segundo Grusin, esse é um tema recorrente na sociedade, principalmente agora, com os recentes acontecimentos envolvendo a captação de informações sigilosas por parte dos Estados Unidos.
 
Outro tópico desenvolvido pelo palestrante foi a relação de afetividade entre humanos e dispositivos como celulares e computadores. Para ele, existe hoje um sentimento de segurança acerca da conexão. “Se estamos conectados, nos sentimos seguros; se não, provavelmente é o fim do mundo. Uma vez que você faz login, que entrega sua senha, pode se mover para qualquer lugar”, disse. 
 
O convidado encerrou sua participação destacando a importância de agir pelo bem da coletividade não apenas em relação às mídias, mas em relação a diferentes questões da vida em sociedade. As consequências ambientais de reciclagem e mineração e a exploração da mão de obra foram alguns dos tópicos citados.
 
Fonte: Unisinos