Unicap recebe mostra com filmes sobre a ditadura na América Latina

Mostra foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar e seus desdobramentos

foto
 
A mostra ‘Cinema pela Verdade’ volta ao Recife (PE) nesta quinta (8) e sexta-feira (9) com exibições no auditório G1 da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) e com a participação de convidados especiais e de professores da universidade nos debates do primeiro dia. 
 
Em sua segunda edição, a Mostra foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar e seus desdobramentos, bem como a relação com as ditaduras contemporâneas do Cone Sul. Realizada pelo Icem (Instituto Cultura em Movimento), em parceria com o Ministério da Justiça, a mostra foi contemplada pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira. Cada estado do país terá pelo menos oito sessões de filmes, totalizando mais de 200 exibições.
 
O ponto de partida foi um encontro, durante a primeira semana de maio, no Rio de Janeiro, entre os “agentes mobilizadores” – 27 universitários de diferentes áreas, que foram capacitados para serem os produtores locais em suas respectivas cidades. No Recife, a agente mobilizadora é a estudante de Ciências Sociais da UFPE, Luiza Ramos Homem, de 23 anos.
 
“O projeto ‘Cinema pela Verdade’ cria um ambiente de mobilização em todo o país. Especialmente junto à juventude, em favor da memória, em favor da construção da verdade para que o país possa, finalmente, passar a limpo a sua história e possa enfrentar os seus erros de frente, para que eles não se repitam mais. E, ao mesmo tempo, possa gerar consciência crítica na juventude para que ela assuma para si um legado de resistência, de lutas e de conquistas dos nossos direitos”, ressalta o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.
 
Confira a programação: 
 
09 de agosto, sexta-feira
14h40 – Exibição do filme NO, de Pablo Larraín. (foto)
18h30 – Exibição do filme Eu Me Lembro, de Luiz Fernando Lobo.