Vieira dá inicio às Olimpíadas Santo Inácio

O evento contou com a presença dos alunos e professores de Educação Física

O Colégio Antônio Vieira realizou no dia 7 de agosto, a abertura oficial das Olimpíadas de Santo Inácio de Loyola. O evento contou com a presença dos alunos e professores de Educação Física, além do diretor do Colégio, Pe. Domingos Mianulli, que abriu oficialmente os Jogos. “Esse é um momento de alegria, de aprendizagem e respeito”, disse.

O Vieira já realiza as Olímpiadas há 32 anos. Em 2013, cerca de 820 alunos vão participar desta edição que terá jogos pré-desportivos (baleado, resgate e ataque x defesa), os jogos coletivos (vôlei, basquete, handebol e Futsal), além dos jogos individuais (natação, atletismo e xadrez). Os jogos já estão em andamento no Colégio desde o dia 31 de julho e seguem até o dia 27 de agosto.

O coordenador do Departamento de Educação Fisica e Esportes, prof. José Carlos Araújo, comentou sobre a importância do evento no colégio. “As Olímpiadas favorecem aos alunos o fortalecimento do respeito pela competição e pelo colega adversário nos jogos. Tudo isso contribui para o aprendizado”, exaltou.

O estudante Gabriel, da 8ª série, falou sobre a sua expectativa para o evento. “As Olimpíadas ajudam no trabalho em equipe. Acho que isso é importante”, comentou.

Origem dos Jogos Olímpicos

Os originais Jogos Olímpicos tiveram inicio na cidade de Olímpia, na Grécia. Somente os homens participavam das competições, que, além de favorecer o cuidado com o corpo e o físico, promovia a paz e a harmonia entre as cidades daquela civilização. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira.

A primeira Olimpíada aconteceu em 1896, em Atenas, com a participação de 14 países. Além de manter o mesmo nome da original grega, as Olímpiadas do Vieira também conservam a tradição da cerimônia de abertura, incluindo o desfile de atletas de cada série e a tocha olímpica.

Fonte: Colégio Antônio Vieira