Diretor do JRS na África Austral divulga carta

David Holdcroft falou sobre situação de refugiados

foto
 
O diretor do JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados) da África Austral, Pe. David Holdcroft (foto), divulgou uma carta sobre a situação dos refugiados no continente.
 
“Quando vou a um campo de refugiados muitas vezes sou assediado por pedidos de refugiados para reassentamento. Eu digo a eles que não tenho controle sobre esse processo e não sou um funcionário da agência de refugiados da ONU. No entanto, as pessoas continuam a vir. Eu acho que é a esperança de que eles possam ter um futuro em um país distante, onde todos os seus problemas serão resolvidos.
 
A realidade, infelizmente, é muito diferente. Como o reassentamento não é uma opção para a maioria dos refugiados, eu senti que é importante que eles tentem ver a Deus mesmo em meio a todos os sofrimentos e dificuldades na situação do acampamento. “Mantenha a esperança, mas também saiba lidar com a realidade”, costumava dizer.
 
Foi assim, com algum prazer, que um homem se aproximou de mim um dia, no meio do campo e perguntou se eu poderia presenteá-lo com uma bicicleta ergométrica. De todas as coisas que eu já havia feito em um campo de refugiados, este foi definitivamente o pedido mais inusitado. Mas a história do homem era simples – ele tinha problemas com a circulação em uma perna e a bicicleta era necessária para o exercício de suas pernas. 
 
Dada a falta de recursos, devo confessar que não foi capaz de atender ao seu pedido, e o homem acabou perdendo uma perna. Felizmente, ele foi presenteado com uma prótese não muito tempo depois. Minha oração foi para que ele seja capaz de se tornar totalmente móvel outra vez.
 
Histórias como estas nos dão uma escolha: viver em desespero e remorso ou tentar encontrar Deus em todas as coisas, mesmo nas dificuldades. A vida deste homem vai continuar e espero que melhore a cada dia com a nova prótese. E para todos aqueles que são incapazes de se restabelecer, espero que o JRS possa ajudá-los a ver Deus no acampamento.
 
Pe. David Holdcroft, JRS”