Fé e Alegria inaugura rádio web no Brasil

A rádio deve fortalecer a ação em rede

O Fé e Alegria, Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social, inaugurou neste fim de semana, a rádio web do Brasil, com sede em Montes Claros (MG). Para acessar, clique aqui. O objetivo é promover a formação de homens e mulheres conscientes de suas potencialidades, capazes de compreender a realidade que os cerca, abertos a transcendência, agentes de transformação e protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de sua comunidade. Para isso, a programação se baseia nestas vertentes.

A Rádio Fé e Alegria do Brasil deve oferecer programas com foco em entretenimento; informação do Brasil e do mundo, sempre pensando nos 16 estados onde Fé e Alegria atua, assim como as suas respectivas obras em cada localidade; educação (dicas diversas e curiosidades, além de um programa que dará noções de espanhol, comandado por um padre natural da Espanha) e que trabalhem a fé e a oração dos ouvintes, com programas que os levem a orar e refletir no seu dia-a-dia. O conteúdo e a programação completa estão disponíveis no site.

Para o diretor-presidente Nacional de Fé e Alegria, Pe. Álvaro Negromonte, a rádio web deve fortalecer a ação em rede da obra. “Com a Rádio Educativa esperamos fortalecer a nossa ação em rede, tanto na Fundação Fé e Alegria do Brasil como com a Federação Internacional, e também com as diversas obras da Companhia de Jesus e demais parceiros. Perseguiremos o lema que diz que ‘devemos chegar onde acaba o asfalto e a cidade muda de nome’, aonde a internet possa ser reconhecida como um meio de contribuir para uma educação de qualidade para todos e todas”, disse.

De acordo com o coordenador da rádio, Fernando Gontijo, a intenção é que todas as unidades de Fé e Alegria no Brasil participem da programação da rádio web. “As unidades devem enviar conteúdo que irá alimentar a rádio, que será usada, também, como um mecanismo de prestação de contas à população, de como Fé e Alegria se empenha para levar educação, cidadania e promoção social para todo o país”, afirmou.

Os ouvintes também podem participar. Para isso foi disponibilizado no próprio site da rádio, um espaço exclusivo para pedir músicas e enviar recados, dúvidas, reclamações e sugestões. Outros canais de comunicação são o e-mail (radio@fealegria.org.br) e redes sociais como twitter (@radiofealegria) e o facebook.

Para o coordenador da Área Apostolado Social e Educação Popular e ecônomo da BRC, Pe. Carlos Fritzen, além de reforçar a proposta educativa de Fé e Alegria, a rádio web também deve promover a interação entre as obras e outras instituições da Companhia de Jesus. Segundo Pe. Fritzen, a ideia é continuar lutando por uma concessão junto ao governo, para que a rádio funcione, também, através da FM.