Núcleo Antônio Carneiro realiza trabalho social no PI

Instituição é um espaço de convivência para idosos; o projeto é mantido pelos jesuítas e atende 370 pessoas

Criado em 2010, o Núcleo de Promoção da Terceira Idade Antônio Carneiro é um espaço de convivência e auxílio à pessoa idosa. Atualmente atende a 370 idosos por meio de atividades físicas, recreativas e educativas. As atividades acontecem no Centro de Saúde Pedro Arrupe, instituição mantida pela Companhia de Jesus, em Teresina (PI).

Atividades como ioga, capoterapia, coral, educação física e encontros de convivência, são realizadas por uma equipe profissional, formada por assistente social, educador físico, músico, médicos, fisioterapeutas e psicólogos. O trabalho faz parte de uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde.

O Núcleo conta também com a solidariedade de diversos voluntários do Colégio Diocesano, profissionais que participam da realização dos eventos e que auxiliam no atendimento aos idosos. Além disso, o projeto ajuda na aproximação das famílias com os idosos.

“As famílias são convidadas a integrarem o projeto, e nosso chamado vem sendo atendido prontamente por todos. Esse fator tem muita relevância porque a consequência dessa participação dos parentes e amigos é a prevenção do abandono e dos maus tratos aos idosos, por conta do fortalecimento dos vínculos afetivos entre eles”, explica Juliana Viana, assistente social do Núcleo.

Fonte: Colégio Diocesano