Experiências do MAGIS 2013 em Santa Luzia (MG)


Um pouco mais distante de Belo Horizonte, no bairro Palmital, em Santa Luzia, outro grupo de peregrinos, com 25 jovens, se reuniu hoje na Igreja Nossa Senhora da Paz para o segundo dia da experiência “Dias Melhores”, vivência espiritual a partir da catequese narrativa, que tem como objetivo motivar os jovens no seguimento de Jesus.

“Assim como os primeiros cristãos, que transmitiam a boa nova oralmente, indianos, americanos, peruanos e brasileiros do nordeste foram convidados a transformar sua vivência de oração, reflexão e testemunho pessoal em anúncio do Evangelho por meio da arte (música, teatro, dança e artes plásticas)”, explicou a coordenadora Luciene das Graças Bernardes Rocha, da Paróquia Santíssima Trindade.

O resultado será apresentado na Associação de Apoio aos Condenados (APAC) antes da partida dos peregrinos para o Rio de Janeiro.

O Centro Infantil do Movimento Fé e Alegria também recebeu um grupo de peregrinos do MAGIS Brasil 2013 para a experiência “Círculo do Servir”. Sul-coreanos, brasileiros, mexicanos e libaneses tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do voluntariado da Companhia de Jesus, convivendo com educandos e educadores, segundo o coordenador do grupo, Wanderlay Balsamão.

Durante toda a semana, o grupo de 27 jovens, que abraçou a causa da revitalização da creche, também irá se revezar na pintura das paredes, grades, solo e murais a partir da proposta da equipe da pedagoga Tatiana de Brito. Dentro da experiência ‘Círculo do Servir’ acontecem outras duas ações: a Gincana Pedagógica, com atividades lúdicas e recreativas no Centro Social, e o Giro Social, convivência na Cooperativa de Mulheres Criativas, almoço com as famílias da comunidade e apoio ao projeto Fica Vivo, desenvolvido em parceria com o poder público.