Em BH, peregrinos passam o dia com crianças, idosos e enfermos

Jovens de diversos países participam das experiências

Peregrinos que vivem a experiência ‘Arte com Respeito’, em Belo Horizonte (MG), reuniram-se na quarta-feira (17), pela manhã, na igreja Imaculada Conceição, no bairro Jardim Guanabara, para preparar a oficina de brincadeiras oferecida para as crianças da primeira fase da catequese da paróquia São Francisco Xavier. São 22 jovens, entre brasileiros da Amazônia, libaneses e norte-americanos, participantes do MAGIS Brasil 2013.

Acompanhados pela pedagoga e voluntária Elaine de Souza, eles compartilharam brincadeiras típicas de seus países com o objetivo de trabalhar o tema “Respeito ao Próximo”. O principal desafio, segundo Elaine, era selecionar jogos que, além de divertidos, pudessem ajudar os catequisandos no conhecimento do próprio corpo, habilidades e dificuldades, e na aquisição de valores que os levem a respeitar os limites de outras pessoas.

Dessa mesma igreja, também saíram em missão 19 peregrinos que fazem a experiência “Vivendo a melhor idade”. Brasileiros, maurícios e paraguaios, acompanhados por ministros da eucaristia, percorreram várias casas da comunidade ao encontro de idosos e em visita a pessoas enfermas.

Para o paraguaio William Céspedes, o momento mais marcante até aqui foi a visita ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, que presta assistência material e amparo a crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Senti muito forte a presença de Deus, em seu abandono e em sua entrega para os demais”, relatou.