Centro Cultural de Brasília organiza 8º Módulo do CFEP

Participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre o Plano Plurianual

foto
 
O CCB (Centro Cultural de Brasília) promoveu, no último final de semana, o 8º Módulo do CFEP (Curso de Formação de Educadores Populares). Os cursistas – moradores de Valparaíso, Novo Gama, Pedregal, Céu azul, Gama, Cidade Ocidental, Luziânia e Jardim Ingá – contaram com a assessoria do professor Paulo Quermes, da Universidade Católica de Brasília, para trabalhar o tema “Politicas Públicas II – Metodologia de Avaliação”.
 
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre o Plano Plurianual – lei que prevê a arrecadação e os gastos em programas e ações; Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro, orienta a elaboração do orçamento e faz alterações na legislação tributária e também da Lei Orçamentária Anual (LOA) – que estima receitas e fixa despesas, de acordo com as prioridades contidas no PPA e LDO, detalhando quanto será gasto em cada ação e programa.
 
Após terem feito o levantamento dos conselhos e conhecido o Processo Orçamentário de cada município, os cursistas apresentaram um Plano Plurianual dos municípios de Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia e Novo Gama.
 
Fonte: CCB