Programa da Unisinos incentiva criação miniempresa

Método ensina conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção

fotoO Programa Miniempresa da Unisinos – integrante do projeto da Junior Achievement – proporciona aos alunos uma experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. O processo se desenvolve em 15 semanas, com duração semanal de três horas e meia. O programa ensina conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Os estudantes são acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção da universidade.
 
Depois que as miniempresas são criadas, as escolas competem pelo prêmio de melhor miniempresa. Esse ano, uma equipe do Colégio Anchieta, que é parceiro da Unisinos, está produzindo o Écone. O objeto é um amplificador de som feito a partir de discos de vinil. “Nós colocamos os discos no forno, deixamos eles maleáveis e esticamos, para que fiquem no formato de um vaso. Quando está nesse formato, se você colocar um celular ou um rádio tocando música dentro, ele amplifica o som”, explicou o estudante Augusto Nardim. 
 
O invento também pode ser utilizado como um objeto de decoração, pois mantém a etiqueta do vinil.  O Écone está sendo produzido em várias cores e nas versões grande e mini, que amplifica menos, mas é portátil. “Encontramos nossa ideia na internet, ela já era produzida na Alemanha e nós a trouxemos para o Brasil. Escolhemos fazer um amplificador de som feito de disco de vinil porque nossa empresa priorizou a inovação”, relatou o aluno.
 
O marketing da empresa ficou responsável por cuidar da página do grupo no Facebook. Além disso, os estudantes falaram com pessoas influentes ligadas ao público alvo. “Falamos com o Armandinho, com o Pretinho Básico e com o Patrola”, contou Augusto.
 
No próximo dia 6, acontece a cerimônia de premiação da melhor empresa e os estudantes estão ansiosos pelo resultado. Entre os pontos que serão avaliados estão: rentabilidade, ações de marketing, número de vendas, produto mais inovador e estrutura da miniempresa. 
 
Fonte: Unisinos