Colégio dos Jesuítas receberá jovens de nove países para o MAGIS 2013

Grupo deve participar de duas experiências na Zona da Mata mineira

foto

No mês de julho, cerca de 2000 jovens que cultivam a espiritualidade inaciana participarão do MAGIS 2013 no Brasil. O evento, que terá início em Salvador, é um dos maiores encontros que antecedem a 13ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, com experiências sociais e de peregrinação em todo o país.

Em Juiz de Fora, tendo como referência o Colégio dos Jesuítas, serão acolhidos 40 jovens. Além de três brasileiros, participarão jovens da Argentina, Bélgica, China, Eslováquia, França, Hungria, República Tcheca e Uruguai. Eles estarão em duas experiências na região da Zona da Mata mineira:

– um grupo caminhará em direção ao Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento, na cidade de Liberdade, um local de visitação popular que todo ano recebe milhares de romeiros. Ao longo do percurso, nas paradas, os participantes terão contato com comunidades eclesiais, vivenciando a fé do povo mineiro, no interior do estado;

– outro grupo, que permanecerá em Juiz de Fora, vivenciará o cotidiano de catadores de materiais para reciclagem, em todas as instâncias de seu trabalho, incluindo a coleta do material, sua separação e a confecção de fardos de recicláveis na prensa. Na cidade, os jovens participarão também de ações socioeducativas junto a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Após o período destinado às experiências, todos os participantes do MAGIS se reunirão no Rio de Janeiro para a JMJ, que neste ano terá a presença do primeiro papa jesuíta da Igreja Católica.