Programa leva alunos da Unisinos à Espanha

Intercâmbio foi possível graças ao programa Top Espanha do Santander

foto
 
Marina, Pablo, Graziella e Matheus vestiam a camiseta da Unisinos para se reconhecerem no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (27). Malas na mão, check in feito. Era a hora de tirar fotos e abraçar os familiares antes de embarcar. Acompanhados da professora Maria Helena Albe, eles vão passar três semanas em Salamanca (ESP) estudando a língua e a cultura espanhola pelo programa promovido pelo Santander. 
 
“Professores e alunos podem se candidatarem para esse programa. A professora Adila, coordenadora do curso de Letras, acompanhou o grupo no último ano e incentivou que eu me inscrevesse agora”, contou a professora que não conhece ainda a Espanha.
 
Graziella Saft, aluna de Gestão Ambiental, estava ansiosa na fila para embarcar. Ela nunca viajou ao exterior e imaginava que não conseguiria ser selecionado. Foram os pais e o namorado que incentivaram a inscrição. As boas notas garantiram a viagem de Graziella. “Foi uma alegria quando me ligaram. Até agora, ainda parece que é um sonho. Quero conhecer o sul da Espanha e Barcelona. Durante a semana teremos muitas atividades, mas quando tivermos tempo livre vou conhecer esses lugares”, disse.
 
O estudante de Direito Matheus Terra Pereira também viajará para o exterior pela primeira vez. “Eu não tinha nem passaporte e achava que nunca ia conseguir. Todos os meus amigos disseram que eu tinha chance, então me inscrevi no último dia e consegui. Quero fazer muitos contatos por lá”, comentou. Esse também é o objetivo de Pablo Diego dos Santos, aluno de Comunicação Digital: fazer amigos. “A imersão na Espanha vai ser ótima para que eu possa aprender espanhol”.
 
O Top Espanha oferece bolsas de estudos na Universidade de Salamanca para aprimorar a formação acadêmica de alunos e professores. Em 2013, 120 alunos de 31 universidades brasileiras estão indo para a Espanha.
 
Fonte: Unisinos