Alunos do São Luís participam de programa de estudo nos EUA

Estudantes passaram mais de duas semanas em Nebraska conhecendo aspectos da vida americana

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio São Luís participaram, de 29 de maio a 11 de junho, do programa de ‘Estudo do Meio’ em Omaha, Estados Unidos. O programa é uma parceria entre a instituição e a Creighton University, universidade jesuíta americana. Durante o programa, os alunos aprenderam aspectos da cultura, história e geografia do país.

O ‘Estudo do Meio’ trabalha com os conceitos de “passado, presente e futuro”, o que possibilita ao aluno se aprofundar em diferentes dimensões de espaço-tempo. O objetivo é que ele possa aumentar sua autonomia percebendo, assim, o seu papel como cidadão global.

Vivenciando o conceito de “passado”, os estudantes visitaram o centro antigo de Omaha e uma “living farm”, que reproduz o modo de produção agrário utilizado na região entre os séculos 16 e 20. Os alunos também participaram de palestras no departamento de História Norte Americana e visitaram o Durham Museum.

Do “presente”, conheceram os departamentos e faculdades do campus da Creighton University e conversaram com os responsáveis pelas áreas de graduação. Também tiveram a oportunidade de visitar as empresas First National Bank e a Union Pacific e saber qual o perfil profissional procurado por essas instituições.

Com o conceito de “futuro”, os alunos visitaram um centro de distribuição de energia de Omaha, aprenderam sobre fontes renováveis e conheceram estudantes e professores comprometidos com a causa do meio ambiente no “Center of Tecnhology and Creighton´s Solar Energy and Recicling Iniciatives”. Eles ainda tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura para a preservação das espécies do Zoológico Henry Doorly de Omaha.

Durante a viagem, os alunos puderam vivenciar a cultura e o modo de pensar dos Estados Unidos, por meio de atividades típicas como assistir a um jogo de baseball e jogar boliche. Eles tiveram ainda monitores da Creighton University, nomeados como Brazilian Buddies, que tinham como objetivo mantê-los conversando em inglês durante a experiência de imersão cultural.

Conheça mais sobre a experiência da viagem acessando o blog criado pelos alunos  viajandoparaomaha.blogspot.com.br  

Fonte: Colégio São Luís