Direitos Humanos na França é tema de debate na Unisinos

A professora francesa Véronique Champeil-Desplats foi a convidada do evento

fotoO grupo de pesquisa BioTecJus – Estudos avançados em Direito, Tecnociência e Biopolítica –, do programa de pós-graduação em Direito da Unisinos, em parceria com o Instituto Humanitas, promoveu o seminário Perspectivas Contemporâneas de Direitos Humanos na França. O evento contou com a participação de Véronique Champeil-Desplats (foto), professora de Direito Público na Université Nanterre (Paris), coordenadora do Centro de Pesquisa e Estudos sobre Direitos Fundamentais e do mestrado em Direitos Humanos na instituição francesa. 
 
A professora ministrou duas palestras. No primeiro dia, abordou a existência da era do neoconstitucionalismo. “Atualmente a proteção dos direitos humanos é lei. Essa é uma evolução do constitucionalismo moderno”, destacou. No segundo painel, Véronique apresentou a questão da liberdade religiosa na França. “A partir da Revolução Francesa a liberdade religiosa foi um dos grandes ganhos. A complexidade das relações do estado com a religião traz reivindicações de minorias e radicalizações de posturas”, explicou a professora.
 
O professor Castor Bartolome Ruiz, professor de Filosofia, frisou a importância desse encontro “A parceira entre as áreas de Direito e Filosofia acontece por meio dos direitos humanos que é uma temática transdisciplinar muito importante”, afirmou o professor.  O evento teve transmissão on-line.
 
Fonte: Unisinos