Santo Inácio promove palestra sobre Economia

Maria Silvia, presidente da Empresa Olímpica Municipal, conversou com alunos do Ensino Médio

O Colégio Santo Inácio promoveu uma palestra sobre Economia com Maria Silvia Marques Bastos, presidente da Empresa Olímpica Municipal, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro que coordena a execução de projetos das Olimpíadas de 2016. A economista falou sobre sua trajetória profissional com alunos do Ensino Médio.

Mestre e doutora em Economia, pela Fundação Getúlio Vargas, Maria Silvia destacou a importância da qualificação para a tomada de decisões. “Emendei a graduação em mestrado e doutorado e depois lecionei por sete anos. A academia foi muito importante porque me deu segurança e também conhecimento para formar equipes com pessoas competentes. Investir na qualificação é sempre garantia de bom retorno”, garantiu Maria Silvia.

Enfatizando a importância de se fazer o que gosta, a economista foi a primeira mulher a presidir a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), e tranquilizou os jovens quanto à definição de carreira. “É importante ter em mente que as escolhas nunca são definitivas. O bom da vida é poder mudar. Mudei de rumo a cada cinco anos, nunca de forma planejada, mas as experiências que tive sempre somaram, por mais distintas que fossem”, comentou.

No fim da palestra, Maria Silvia falou sobre a experiência de conversar com os jovens do Santo Inácio. “Foi muito prazeroso e surpreendente. Não imaginei que eles fariam tantas perguntas, mas sei bem o quanto esse momento de decisão é difícil. Tenho dois adolescentes em casa passando pela mesma situação”, afirma.

Para os alunos, Paulo Castro e Ana Luiza Lacerda, a palestra permitiu que conhecessem as diversas áreas de especialização em Economia, além da oferta de trabalho nos setores público e privado. “Há muitas possibilidades de atuação, como na área de Direito”, comentou Ana Luiza. A palestra sobre Economia é parte do programa de Formação Profissional da instituição.

Fonte: Colégio Santo Inácio