Engenharia e acessibilidade juntas em evento gratuito na PUC-Rio

Visitantes poderão conferir 20 palestras com os mais renomados pesquisadores na área de reabilitação, robótica e engenharia de controle e automação

foto
 
O Centro Técnico Científico da PUC-Rio vai promover, de 24 a 28 de junho, o 1º Simpósio de Engenharia, Automação e Acessibilidade, o SEAA 2013. Os visitantes poderão conferir 20 palestras com os mais renomados pesquisadores na área de reabilitação, robótica e engenharia de controle e automação, além de conhecer os equipamentos lançados recentemente. O evento é voltado para estudantes e profissionais que queiram se atualizar com o que há de mais moderno na área. 
 
Já estão confirmadas as presenças de cientistas das universidades Estadual e Federal do Rio de Janeiro, da Universidade de São Paulo e da própria PUC-Rio, além dos estrangeiros prof. John Criscione, da Texas A&M University, o prof. Satoshi Hirano, da Fujita Health University, o prof. Robert Riener (foto), da Univrsität Zûrich (Zurique) e o prof. Hermano Krebs, do Massachusetts Institute of Technology. As palestras vão abordar temas como análise automática de imagens, embarcações teleoperadas e detecção de falhas em transformadores. 
 
O professor Marco Antonio Meggiolaro, do departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio e coordenador da RioBotz (a mais importante equipe universitária de robótica do país e entre as melhores do mundo), vai falar sobre as interfaces homem-máquina e cérebro-computador. “Eventos como esse são fundamentais para divulgar pesquisas de alto nível, e expor os alunos a projetos de alta tecnologia desta e de outras Universidades” cita Meggiolaro. 
 
O evento foi proposto pelos ex-alunos de Engenharia de Controle e Automação da PUC-Rio, Wiliam Barbosa e Jorge Dell’Uomo, empreendedores e sócios da Sanetech Controle e Automação, empresa nacional que desenvolve projetos de automação. Esta, junto com as empresas CediFER, FS Tecnologia, Marlin, Mectrol e Neomax, vão mostrar nos estandes da feira equipamentos e resultados de pesquisas de alta tecnologia e industriais de ponta, como máquinas de comando numérico, digitalizadores, guias lineares e outros aplicativos na indústria em geral e com foco específico em acessibilidade, tais como uma prótese feita a partir de uma impressora 3D. 
 
No estande da PUC-Rio, algumas pesquisas da universidade serão apresentadas. Entre elas, o protótipo de exoesqueleto, desenvolvido por um aluno de doutorado da PUC-Rio, e os robôs da RioBotz, alguns deles campeões mundiais da RoboGames 2013. 
 
As inscrições para as palestras são gratuitas e já estão disponíveis no site do SEAA – www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/SEAA2013. Por lá, também é possível acessar a programação diária. As palestras serão das 8h30 às 15h e a feira funciona das 9h às 16h. 
 
Fonte: PUC-Rio