Alunos de Arquitetura da Unicap fazem viagem de estudos à Espanha

O grupo está participando da 5ª edição do projeto de viagens, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes

foto
 
Desbravando novos territórios e descobrindo grandes monumentos arquitetônicos. Assim está sendo o início das férias para os 42 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), que viajaram para a cidade de Barcelona, na Espanha. O grupo está participando da 5ª edição do projeto de viagens, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes, permitindo-lhes observar de perto obras de destaque mundial.
 
O projeto idealizado e coordenado, desde 2009, pela professora Luciana Menezes de Azevedo, proporcionou aos alunos, nas primeiras viagens, conferirem in loco a arquitetura de cidades brasileiras admiradas ao redor do mundo. Nesses quatro anos iniciais, fizeram parte do roteiro as cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Em 2013, a ideia foi tornar internacional a experiência, cruzando o Atlântico.
 
A cidade espanhola é uma das mais visitadas do mundo. Colônia do antigo Império Romano, a região carrega hoje traços arquitetônicos que se misturam com os monumentos erguidos nos séculos posteriores. Cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 1992, a capital da Catalunha encantou o grupo de estudantes desde o primeiro dia. “Simplesmente incomparável estar próximo à boa arquitetura, observando os bons exemplos de monumentos históricos e contemporâneos, que se misturam fazendo essa viagem ser uma experiência única”, comentou o estudante Sílvio Melo Júnior, destacando a obra que mais o chamou a atenção. “A Basílica da Sagrada Família me impressionou muito, pelo tamanho e quantidade de detalhes. Não achei esteticamente bonita, mas mesmo assim, ela é incrível e imponente”.
 
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Paula Maria Wanderley do Rego, falou sobre a importância dessa atividade. “A possibilidade dos alunos perceberem presencialmente os traços arquitetônicos de cada região é uma experiência única na formação deles. Eles podem conhecer de perto o que nós mostramos em sala de aula”, frisou ela.
 
A viagem tem duração de dez dias. Os alunos embarcaram no último dia 12 e retornarão neste sábado (22) ao Recife, já pensando na próxima edição do projeto, que deve continuar atravessando fronteiras e levá-los aos Estados Unidos. “Estamos pensando em fazer a próxima viagem para a cidade de Nova York, mas ainda vamos analisar melhor a ideia com os professores e alunos”, anunciou Paula.
 
Fonte: Unicap