Estudantes do curso de Direito da Unisinos viajam para Brasília

Turma conheceu de perto como funciona o sistema judicial no Brasil

foto
 
Cerca de 30 alunos da graduação em Direito da Unisinos participaram da Missão Brasília. O curso de extensão, coordenado pela professora Roberta Magalhães Gubert, deu à turma a chance de conhecer de perto como o sistema judicial funciona. A oportunidade incluiu visitação e realização de atividades acadêmicas no Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Conselho Nacional de Justiça, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Palácio do Planalto.
 
“A oportunidade surgiu da minha vontade em levar um grupo de alunos para ver, na prática, o funcionamento dos Tribunais Superiores e do Congresso Nacional. Sou professora de Direito Constitucional e sempre observei que os alunos tinham muita dificuldade em compreender as diferenças entre o funcionamento dos tribunais estaduais, regionais e superiores (todos localizados em Brasília), e a competência de cada um”, explicou Roberta.
 
Durante a visita ao Supremo Tribunal Federal (STF), os alunos assistiram à sessão de julgamento do órgão plenário. Antes do início da audiência, puderam confraternizar, informalmente, com os ministros Joaquim Barbosa, presidente da Corte, e Marco Aurélio, que conversou com os alunos incentivando a escolha da carreira. Ao final do dia, o grupo foi recebido para uma palestra exclusiva com o ministro Gilmar Mendes e receberam de presente um livro com fotos sobre a história da Suprema Corte Brasileira.
 
O aluno Vicente Salvador Furtado dos Santos, disse que a experiência foi excelente e elogiou o trabalho da professora que acompanhou o grupo. “Foi muito bom ter a possibilidade de conhecer o processo jurídico, participar das sessões e conversar com os ministros. Foi como ter uma aula magna em poucos minutos”, declarou o estudante.
 
A professora acredita que uma vivência prática é importante para aproximar os estudantes dos temas ensinados em sala de aula. “A visita permitiu aos alunos compreender na prática a estrutura, o funcionamento e as funções de importantes órgãos do Poder Judiciário e das instituições democráticas brasileiras. Alguns alunos, após a visita, demonstraram interesse em buscar, depois de formados, uma colocação profissional diretamente em Brasília, como assessores parlamentares ou assessores de ministros dos Tribunais”, contou Roberta.
 
Fonte: Unisinos