Escola Médica da PUC-Rio faz 60 anos e inaugura novas instalações

Espaço tem laboratórios e dois ambulatórios que farão parte do Programa de Promoção da Saúde

fotoA Faculdade de Medicina da PUC-Rio completa 60 anos inaugurando suas novas instalações na Gávea (RJ). Um moderno espaço onde, além de softwares e peças anatômicas do corpo humano, já está instalada a única mesa de anatomia virtual do país — um equipamento que permite que os estudos do corpo sejam interativos e sem necessidade de utilização de bisturis. Além disso, a Casa da Medicina tem laboratórios e dois ambulatórios que farão parte do Programa de Promoção da Saúde para atender moradores de comunidades ao redor da PUC-Rio.
 
Inicialmente, os atendimentos no âmbito da Promoção da Saúde serão efetuados pelos alunos matriculados nos cursos de pós-graduação lato sensu da Escola Médica de Pós-Graduação, cumprindo uma grade pré-estabelecida dentro de cada especialidade e em áreas previamente definidas de acordo como mapeamento da necessidade local, como prevenção do câncer ginecológico e de mama, glaucoma, hipertensão, diabetes, dengue etc.
 
No campo educacional, a implementação do Ambulatório de Promoção da Saúde complementará as ações educativas que já acontecem através do nosso curso de extensão em Educação em Saúde e Saneamento Ambiental, oferecido pelo CCBS em parceria com a ONG Vira Mundo.
 
Na área de pesquisa a MEDPUC está inovando com o programa Parcerias Institucionais em Pesquisa (PIP), idealizado nos moldes das maiores instituições de ensino de outros países, para desenvolvimento de parcerias com instituições e empresas com interesse em fomentar atividades de educação e pesquisa focadas em inovação, respaldadas na excelência acadêmica e colaboração de outros departamentos da PUC-Rio. Já existem 15 linhas de pesquisas constituídas em conjunto com os departamentos de Serviço Social, Química, Artes e Design, Informática e Engenharia Elétrica.
 
Criada em 1953, a Escola Médica de Pós-Graduação (EMPG), já formou mais de 12 mil médicos especialistas. Atualmente oferece 35 cursos de lato sensu, abrangendo 67% das especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. 
 
Fonte: PUC-Rio