Projeto na Câmara Municipal

Cerca de 30 alunos do Colégio dos Jesuítas participam do projeto, que tem como objetivo promover a cidadania

Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas participam, desde abril de 2013, do projeto Câmara de Vereadores Mirins, da Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG). O projeto tem como objetivo promover a cidadania estimulando a inserção desses estudantes no universo da participação política, a partir do debate de questões relevantes para a sociedade.

Nesta edição do projeto, a Câmara de Vereadores Mirins reúne estudantes do 8º e do 9º Ano do Ensino Fundamental de dez escolas da cidade. Cerca de 30 alunos do Colégio dos Jesuítas participam do trabalho desenvolvido na escola, sob a orientação dos educadores do SAP (Serviço de Apoio ao Pedagógico).

Em setembro, na segunda etapa do processo, as propostas elaboradas nas dez escolas serão discutidas e priorizadas em grupos de trabalho formados por estudantes das instituições. Encerrando o ciclo, as propostas serão debatidas em sessão plenária, na sede do Legislativo municipal, e as escolhidas integrarão um documento que será encaminhado, por meio da Mesa Diretora da Câmara Municipal, à Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa.

O tema do projeto este ano é Juventude e Segurança, que está subdividido em dois subtemas: ‘Segurança na Escola’ e ‘Esporte, Cultura e Lazer’. Os alunos se reúnem uma vez por semana para discutir assuntos relacionados ao tema.

“O grupo vem pesquisando e procurando saber mais sobre os conceitos de juventude e segurança para que possamos criar propostas de leis por meio das quais o jovem terá mais espaço na sociedade, pois este é o nosso objetivo: fazer com o jovem tenha voz na cidade”, disse Larissa Alvim da Cunha, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Colégio dos Jesuítas