Elos Coletivo da Unisinos promove oficinas para capacitar estudantes

Atividades contaram com a presença de 25 candidatos

foto
 
A Unisinos recebeu no último dia 8 de junho a “II Formação Local de Facilitadores VER-SUS Porto Alegre e Região Metropolitana”. O evento é uma etapa importante na seleção dos estudantes que se inscreveram para participar do projeto nessa categoria. Com atividades durante todo o dia, 25 candidatos puderam interagir e ampliar seu entendimento sobre o projeto e sobre o papel do facilitador. 
 
O evento contou com a presença da fonoaudióloga Maribel Fachinetto, da equipe de redução de danos da Escola de Saúde Publica do RS, com o professor Maximiliano Marques e com a educadora física Fabiana Vaz.
 
O “estudante facilitador” é o elo central entre os participantes, os gestores dos municípios, a comissão organizadora e o campo de vivência. Ele é responsável por elaborar as rodas de conversa, estimular o senso crítico nos locais de vivência, entre outras atribuições fundamentais para o sucesso do VER-SUS.
 
“Me senti acolhida. A participação de todos fez desse dia um momento muito especial. Gostaria de destacar a participação do Professor Maximiliano Marques, pois acredito que o que ele trouxe foi um resumo de todo o dia: informação e reflexão”, afirma Fernanda Francisca da Silva, acadêmica de Psicologia da PUC-RS.
 
“Estou absolutamente convicta de que todas as oficinas foram excepcionalmente importantes, embora quisesse que tivéssemos mais tempo para desfrutá-las. O dia de capacitação foi proveitoso, exitoso e indispensável para quem quer ser um ótimo facilitador, em prol de uma ótima vivencia e convívio”, diz Jullien Dábini Lacerda de Almeida, acadêmica de Gestão de Serviços de Saúde Universidade Federal de Minas Gerais.
 
Fonte: Unisinos