Colégio dos Jesuítas realiza atividades sobre espécies animais

Na Semana do Meio Ambiente a instituição promoveu uma exposição de animais empalhados

O Colégio dos Jesuítas realizou, durante a Semana do Meio Ambiente, atividades que destacaram espécies animais e a necessidade da preservação ambiental. O objetivo foi despertar nos alunos a importância do respeito à natureza.

A instituição sediou, entre os dias 6 e 7 de junho, uma exposição de animais empalhados. A ação fez parte da Semana do Meio Ambiente e foi realizada em parceira com 4º Pelotão do Meio Ambiente da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. O subtenente Eugênio Maurício e o cabo Neilton Bernardo, auxiliaram os estudantes a conhecer os animais que vivem na região e os possíveis riscos em caso de contato com cobras e serpentes, por exemplo.

Além dos empalhados, os policiais apresentaram aos estudantes vários animais vivos, como uma jararaca, uma cascavel e uma cobra do gênero Python, que, com cerca de três metros de comprimento e que chamou a atenção dos alunos.

O cabo Neilton explicou as diferenças entre cobras e serpentes, bem como os hábitos e costumes de cada espécie. “A partir de seus sentidos e do calor, uma cobra percebe tudo o que acontece no seu entorno. A tendência é que ela permaneça parada, exceto se se sinta ameaçada”, alertou o policial.

Para a bibliotecária do Colégio dos Jesuítas, Patrícia Eliza Soares Leite, a atividade contribuiu bastante para o desenvolvimento dos estudantes. “O trabalho permitiu aos alunos visualizarem o que leem nos livros, reconhecendo a importância da preservação das matas, dos rios e dos animais, inclusive de espécies da região, como o lobo guará”, disse.

A importância da atividade foi destacada pela professora de Ciências Elenara Teixeira Dias de Souza. “Na Educação, quando a atividade é mais prática e vivenciada, a aprendizagem é muito mais rápida do que apenas em sala de aula, com o professor falando”, aponta a educadora, que exalta também a importância dos estudantes conhecerem a existência de uma instituição como a Polícia Militar do Meio Ambiente, que se dedica a questões ambientais.

Fonte: Colégio dos Jesuítas