Café com Economia debate a redução do crescimento do PIB no País

Os professores Igor Morais e Fernando Lara são os convidados dessa edição

foto
 
O último Café com Economia da Unisinos do semestre vai debater o ritmo de crescimento econômico que a economia brasileira experimenta desde 2011. O encontro será nesta sexta-feira (14), no campus de São Leopoldo (RS), das 19h30 às 20h30. Os professores Igor Morais e Fernando Lara são os convidados dessa edição.
 
Por meio de componentes do PIB, Morais irá abordar a dinâmica do crescimento do país nos últimos anos. “Essa avaliação será feita tanto pela ótica da demanda quanto pela ótica da oferta. A ideia é especificar as contribuições de dois importantes elementos, que também são responsáveis pela perda da dinâmica recente: de um lado, o consumo das famílias; de outro, o comportamento do setor de serviços”, comenta.
 
O professor Lara, por sua vez, defende que o ritmo reduzido de crescimento não pode ser atribuído a aspectos externos, mas, sobretudo, a uma dinâmica desfavorável da demanda doméstica: “Acredito que a gestão da política econômica esperava um efeito forte da redução da taxa de juros sobre o crescimento da demanda agregada, e executou uma política fiscal restritiva visando contrabalançá-lo. O primeiro efeito não ocorreu, e o resultado foi o reduzido crescimento econômico”.
 
O Café com Economia é um evento tradicional dos cursos de Ciências Econômicas da universidade. “Ele estimula a discussão sobre a conjuntura econômica nacional no ambiente acadêmico e ajuda os alunos a perceberem como aspectos teóricos são utilizados neste tipo de análise”, observa Fernando Lara. O docente Igor Morais complementa: “Considero importante não apenas para os estudantes, mas também para os professores, que podem trocar ideias”.
 
Fonte: Unisinos