Cinco alunos da Unicap ganham bolsa para estudar no México

Estudantes vão ficar seis meses na Universidade Iberoamericana, uma das mais renomadas das Américas

foto
 
A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) teve cinco alunos selecionados para participar da segunda edição do Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas, criado pelo Banco Santander. Os estudantes Diego Douglas Nunes dos Santos, do curso de História; Etiene Alves da Silva, de Letras; Sílvio Pereira Bezerra de Melo, de Arquitetura; Letícia Campos Miranda, de Letras; e Airon Oliveira Silva de Melo, de Direito, receberam uma bolsa para passar seis meses estudando no México, na Universidade Iberoamericana,  no valor equivalente a 3 mil euros, pagos pela instituição financeira.
 
O programa, criado em 2011, e que tem como objetivo central proporcionar a internacionalização da atividade acadêmica, além de criar entre os envolvidos o sentimento de reciprocidade, colaboração, e fortalecer e estreitar o relacionamento entre universidades dos países ibero-americanos.
 
Para quatro deles, essa será a primeira vez que irão ter uma experiência internacional, sendo uma oportunidade única de desenvolver em outra cultura os conhecimentos aprendidos em sala de aula. O único que já viajou para fora do Brasil foi Sílvio de Melo. Ele já esteve em diversos países, acompanhando a irmã, a nadadora Joana Maranhão, nas competições internacionais. “Já estive na Argentina, China, Alemanha, França e México, mas essa será uma experiência completamente diferente das outras. Sempre viajei como turista. Esta será a primeira vez que vou ficar mais tempo longe de casa. Poderei conhecer melhor a cultura mexicana, aperfeiçoar meu espanhol”, destacou.
 
Ao receber o telefonema informando que havia sido selecionado, Diego Santos pensou que se tratava de uma brincadeira. “Demorei muito para acreditar que eu estava dentro do programa. Tinha tentado na 1ª edição, mas não havia sido escolhido”, comentou Diego, lembrando a trajetória que percorreu para chegar até essa grande vitória. “A Católica me abriu muitas portas. Me esforcei muito para entrar nesse curso, aqui consegui ser aluno bolsista do Pibic e agora irei viajar para outro país. Estou muito feliz”.
 
A coordenadora do curso de Letras, Flávia Tavares da Costa, ressaltou a importância do projeto. “É uma oportunidade incrível para todos eles, que irão continuar estudando, mas em outro país, aperfeiçoando a língua espanhola, conhecendo uma nova cultura. Vão passar por um processo de enriquecimento e amadurecimento pessoal e profissional muito grande”, destacou ela.
 
Programa
Na primeira edição, em 2011, foram concedidas mais de mil bolsas de estudos.  Universidades de dez países participaram do projeto: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. No Brasil, 49 universidades foram escolhidas com o total de 265 bolsas de estudos. Este ano, a abrangência do projeto foi ampliada, ao conceder 530 bolsas de estudo para 88 universidades brasileiras.
 
Fonte: Unicap