Aluno da FEI representará o Brasil em concurso internacional na China

Competição contou com trabalhos de nove participantes que disputavam o direito de representar o País

foto
 
O aluno de Engenharia Mecânica da FEI, Lucas Bronzatto Adorno (foto, ao centro) vai representar o Brasil na etapa internacional do Young Persons' World Lecture Competition, concurso anual organizado pelo Instituto de Materiais, Minerais e Mineração (IOM3), com sede em Londres, que tem como objetivo estimular e aprimorar a capacidade de comunicação de estudantes e jovens profissionais de até 28 anos. Adorno foi o vencedor da etapa brasileira do concurso ao apresentar em inglês a palestra ‘A relevância de quantificar as propriedades mecânicas considerando baixas temperaturas para a aplicação segura e eficiente de aços estruturais’.
 
A competição contou com trabalhos de nove participantes que disputavam o direito de representar o Brasil na final do concurso em outubro, em Hong Kong, na China. A apresentação de cada candidato tinha de ser feita em inglês, em um prazo de 15 minutos, abordando temas ligados a materiais, minerais, mineração, embalagens, tecnologias de terras ou ciência florestal. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por três jurados e, a classificação dos candidatos levou em conta critérios como a clareza de exposição e argumentação, a importância de recursos visuais, organização, dedicação e naturalidade dos participantes.
 
Lucas Bronzatto Adorno explica que vencer a etapa nacional deste concurso é uma resposta a todo esforço e dedicação aos estudos ao longo dos cinco anos de FEI, e lembra que, participar de projetos extracurriculares, como os de Iniciação Científica, por exemplo, foram de extrema importância para que ele desenvolvesse e apresentasse com êxito sua pesquisa. “Desde o início da minha iniciação eu sempre fui muito cobrado pelo professor orientador, no caso o Gustavo Donato e, embora muitos achem que esses projetos atrapalham os estudos, nós aprendemos sempre mais.
 
Para o coordenador do departamento de Engenharia de Materiais da FEI, Rodrigo Magnabosco, as apresentações realizadas pelos alunos da FEI em outras edições do concurso foram marcadas por forte conteúdo técnico, embasado pela sólida formação técnica dos candidatos. “Essa característica, marcante na formação dos alunos da FEI é complementada pela habilidade natural dos candidatos para a divulgação de seus trabalhos, sempre reforçada nas atividades acadêmicas”, disse o professor.
 
A final mundial do concurso será realizada em Hong Kong, em 31 de outubro com premiação para os três primeiros colocados. O site do IOM3 (www.iom3.com/wlc) traz mais detalhes sobre a competição, incluindo informações sobre os vencedores de outros países que participarão da final em Hong Kong, bem como informações sobre concursos dos anos anteriores.
 
Fonte: Centro Universitário da FEI