Professora da Unisinos participa de seminário sobre Setor Público

Karine Freire debateu sobre cultura organizacional de órgãos públicos

foot
 
Pensar em inovação é refletir sobre o conceito de mudança. Essa foi a proposta do seminário “Inovação no Setor Público”, que discutiu o desafio de provocar uma transformação profunda na cultura organizacional dos órgãos públicos, a ponto de contribuir para a instalação de novas competências e de uma cultura de inovação. O evento contou com a participação da professora do PPG (Programa de Pós Graduação) em Design da Unisinos, Karine Freire (foto), que apresentou um caso de inovação em Porto Alegre. “Abordei o design como um caminho para inovar no setor público”, diz.
 
No seminário – proposta do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, que trabalha com projetos ligados a prefeituras – Karine palestrou sobre como o design pode contribuir para a inovação no setor público, por meio da apresentação de um caso de design aplicado na promoção do combate a diabetes tipo II na Vila Gaúcha, em Porto Alegre. “Hoje, o sistema de saúde não está preparado para educar o paciente”, afirma a professora. 
 
“Nosso objetivo foi utilizar o design para promover uma mudança de atitude dos pacientes em relação a um estilo de vida mais saudável.” Além de Karine, o seminário contou com a fala do diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, André Barrence; da superintendente de Relações Institucionais e Projetos Especiais da Fundap, Laís Nabuco de Araújo; e da diretora da Reos Partners, Christel Scholten.
 
Karine destaca que as prefeituras geralmente tem pouco dinheiro e precisam investi-lo em políticas públicas que se revertam em melhorias na qualidade de vida da população. “Mas a população nem sempre se envolve nos projetos”, diz. A professora afirma que é preciso novas soluções. “A inovação é necessária para que se mude a perspectiva das pessoas. Com orçamento baixo, é preciso ideias inovadoras”.
 
Fonte: Unisinos