Fotógrafo da Unicap ministra curso para alunos do Liceu Nóbrega

Aulas vão permitir que os estudantes conheçam a arte, a fotografia e outros saberes que são convergentes na criação da arte visual

foto
 
O curso de fotografia do projeto “Articulando conhecimentos, resgatando saberes”, desenvolvido pelo Instituto Humanitas da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), em parceria com o Colégio Liceu Nóbrega, foi elaborado e está sendo conduzido por Paulo Maia, fotógrafo da Assessoria de Comunicação da universidade.
 
A proposta é que seja um curso de introdução à fotografia e um caminho pelo qual os alunos do Liceu Nóbrega, em Recife (PE), descubram novas experiências com o mundo da fotografia. Serão aulas que vão permitir que os estudantes conheçam a arte, a fotografia e outros saberes que são convergentes na criação da arte visual. Para isso, é necessário que esses conhecimentos sejam articulados por meio do lúdico. “Não se trata de ensinar algo novo, mas aproveitar suas práticas cotidianas de produzir imagens, agregar algum conhecimento técnico e direcionar suas narrativas para temas focados nesse mesmo cotidiano”, afirma Paulo.
 
O curso foi pensado em três etapas, um mês para cada uma delas. Essa primeira etapa tem como foco o conhecimento técnico; na segunda, programada para o mês de agosto, pretende-se trabalhar o tema de narrativas e histórias de vida. E a última, em setembro, focará a aplicação do conhecimento fotográfico para o cinema. A proposta geral é aproveitar a energia criativa desses adolescentes e focá-la em uma prática que já está bastante incorporada em seu cotidiano, o ato de fotografar.
 
Fonte: Unicap