Alunos participam de projeto sobre cidades catarinenses

O objetivo é sensibilizar os jovens sobre questões que envolvem os municípios de Santa Catarina

O Colégio Catarinense realiza todos os anos, com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, o projeto “Municípios Catarinenses: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade Cidadã”. Na atividade, os jovens estudam a realidade de alguns municípios de Santa Catarina. Nesta edição, as cidades de Camboriú, Biguaçu, Brusque, Joinville, Navegantes, São José e Urussanga, serão estudadas.

O objetivo do projeto é sensibilizar os jovens quanto à complexidade das questões que envolvem a educação, a saúde, o meio ambiente e a política da localidade – os chamados eixos de pesquisa –, buscando o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos. A partir de pesquisas conduzidas sob a orientação dos professores, será exercitado o repensar de algumas ações públicas e privada que afetam a sociedade.

O projeto abrange as cinco dimensões da prática pedagógica inaciana: contextualização, experiência, reflexão, ação e avaliação. Após a apresentação do projeto aos alunos, é realizado um sorteio que define com qual município cada sala vai trabalhar. Depois, as salas são divididas em grupos e cada um fica responsável por um eixo da pesquisa dentro de cada município.

Depois dessa primeira etapa, começa a seleção dos materiais que contam a história local, as tradições, as características geográficas e até a situação político-econômica, que envolve questões referentes à educação, a saúde e a projetos vinculados ao meio ambiente do local.

Durante a pesquisa os alunos se encontram com autoridades públicas e profissionais vinculados aos eixos de pesquisa, dessa forma eles têm a oportunidade de se informar diretamente com quem trabalha em segmentos vitais dos municípios. Além disso, a experiência faz com que os alunos possam formar sua própria visão a respeito de determinados assuntos, pois, além de ouvirem a versão oficial, eles têm a oportunidade de conversar com os moradores do munícipio.

Realizadas em abril, as visitas aos municípios proporcionaram aos alunos um momento de aproximação da realidade dessas cidades. A partir dos dados obtidos, os jovens vão apresentar um seminário sobre cada cidade – que é assistido pelos envolvidos no projeto -, bem como elaborar uma revista a partir das reflexões e do mapeamento desenvolvido para cada localidade. Essas etapas serão realizadas no segundo semestre.

Adaptado de: Colégio Catarinense