CCB realiza seminário internacional em Brasília

Evento discute papel dos cristãos durante ditadura

foto
 
O CCB (Centro Cultural de Brasília) organiza, nos dias 26 e 27 de junho, o Seminário Internacional “Memória e Compromisso”, que traz a Brasília especialistas para refletir o papel dos cristãos durante a época da ditadura no Brasil. O evento é uma iniciativa da CBJP (Comissão Brasileira de Justiça e Paz), organismo vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Comissão da Anistia. Estão confirmadas as presenças de Pe. Oscar Beozzo (foto), Hamilton Pereira, Pe. Leonel Narvaez, Maria Clara Bingemer, Maria Vitória Benevides, Frei Carlos Mesters, pastor Walter Altmann, Dom Celso Queiroz, Frei Betto e Pe. Zezinho.
 
Na pauta do encontro estão previstas análises da conjuntura nacional e internacional, bem como eclesial, no período ditatorial no Brasil. A reflexão será no sentido de entender quais eram os desafios teológicos e institucionais da Igreja nesse período. Os participantes ainda acompanharão falas sobre os cristãos em luta por transição em diversos países; resgate de experiências e memória da atuação dos cristãos e instituições cristãs;  justiça de transição e desafio cristão de reconciliação, entre outros temas.
 
Para a CBJP, o resgate dessa memória é fundamental para fazer justiça aos que vivenciaram diversas violações de direitos e para alimentar as esperanças em tempo de opressão, bem como para lançar luzes aos desafios da atualidade. Por isso, o evento pretende provocar reflexões a cerca da conjuntura político-social brasileira, com discussões que envolvem o modelo atual de Estado e de desenvolvimento adotado pelo país e suas consequências para a sociedade.
 
Mais informações pelos telefones (61) 3323-8713 e (61) 3323-8713 ou pelo e-mail cbjpagenda@gmail.com.
 
Fonte: CCB