Caderno IHU Ideias traz debate sobre discurso da razão

Textos são de Luís David Castiel, pesquisador da FIOCRUZ

foto
 
fotoEm sua 188ª edição, os Cadernos IHU Ideias (Instituto Humanitas Unisinos) traz o texto “Os riscos e as loucuras dos discursos da razão no campo da prevenção”, de Luís David Castiel (foto), pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ.
 
A abordagem se concentra na “ideologia da prevenção generalizada”. A partir de uma visão crítica, Castiel aponta os problemas da chamada hiperprevenção e os altos níveis de ansiedade que a sociedade alcançou, buscando o controle supremo sobre qualquer evento que fuja “à normalidade ou a previsibilidade”. Para tanto, propõe um itinerário narrativo que perpassa desde escritos de Lewis Carrol e as estrambólicas aventuras de Alice, os horrores do Holocausto da II Guerra Mundial até a discussão suscitada pelo processo de exorcismo de Anneliese Michel nos anos 1970.
 
Esta e outras edições dos Cadernos IHU Ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitados pelo endereço humanitas@unisinos.br. Mais informações pelo telefone (51) 3590-8247. A partir de 27 de junho esta edição estará disponível na íntegra, em PDF, no site do IHU.
 
Fonte: IHU Online