Sophia University celebra centenário no Japão

Universidade tomou forma atual depois da guerra

fotoA Sophia University, da Companhia de Jesus em Tóquio, no Japão, comemora no fim deste mês de maio o centenário de sua fundação. A trajetória da universidade começa apenas cinco anos após o retorno da Companhia de Jesus ao Japão, em maio de 1913, seguindo o desejo de São Pio X. No início apenas poucos alunos eram matriculados, não passando de 20. Mas depois do fim da guerra em 1945, o número de estudantes começaram a subir, em parte devido à introdução da educação mista (1957) e a admissão de estrangeiros. 
 
Mas o sucesso da universidade deve-se, principalmente, pela presença de mais de 100 jesuítas de 20 países diferentes. Atualmente, Sophia tem 12.300 alunos em oito faculdades e 12 institutos de Especialização, sendo 1.500 estudantes estrangeiros. Na capital japonesa são 30 professores jesuítas, quase todos japoneses. A Sophia University é considerada uma das melhores entre as 13 universidades internacionais do Japão. 
 
A celebração do centenário será realizada em uma série de eventos culturais que destacam o caráter internacional e católico da “Sophia”. Em algumas das suas principais cidades (Tóquio, Osaka, Kyoto) serão realizadas apresentações de uma ópera sobre Hosokawa Gratia, mártir do século XVII. Em 9 e 10 de setembro será realizada em Washigton DC, em colaboração com a Universidade de Georgetown, um simpósio sobre a universidade e educação estrangeira.
 
Poucos dias depois, em 27 de setembro, com a contribuição das universidades de Colônia e Luxemburgo, outro simpósio será realizado, em Colônia. O terceiro simpósio comemorativo de Tóquio abre no dia 7 de dezembro e vai abordar as Universidades Jesuítas na Ásia Oriental. Finalmente, em março de 2014, a celebração do centenário será concluída em Roma, na sede da Universidade Gregoriana.
 
Fonte: Cúria Roma