Orquestra Criança Cidadã se apresenta na Unicap

Objetivo foi mostrar a realidade de outros trabalhos sociais

fotoAlunos da disciplina Humanismo e Cidadania, do 3º período do curso de Direito da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), realizaram trabalho acadêmico sobre o Projeto Orquestra Criança Cidadã e promoveram apresentação de quatro jovens músicos, integrantes da orquestra.
 
O professor da disciplina, Luiz Justino, falou do objetivo do exercício acadêmico. “A atividade faz parte da programação da disciplina Humanismo e Cidadania, onde é trabalhada toda a construção do conceito de humanismo e cidadania. Agora, na reta final, sempre peço que eles, a partir dos conceitos vistos em sala de aula, conheçam instituições que desenvolvem algum trabalho cidadão, algum trabalho humanístico, e que eles tenham contato com esta realidade, que é uma realidade, na maioria das vezes, transformadora para a vida de cada um deles” explica.
 
O grupo de alunos é formado por sete membros: Abraão Silva, Maiara Sousa, Maria Helena Saundrs, Rafael Beto, Renata Dantas, Rodolfo Gonçalves e Vitor Regis. Segundo Abraão, o motivo que os levou a escolher a Orquestra Cidadã é o trabalho desenvolvidos pelo projeto com mais de 100 crianças e jovens, de 4 a 19 anos, da comunidade do Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da Região Metropolitana do Recife.
 
Os alunos apresentaram A Orquestra Criança Cidadã para o professor, que avaliou o trabalho, e demais colegas de classe. “Fazer um trabalho com a Orquestra Cidadã é diferenciado. A música mostra a capacidade humana de transcender, de sempre buscar o mais, o melhor, de apontar que existem possibilidades diversas para a realização de um mundo mais justo, mais solidário e fraterno”, avalia o professor da disciplina e orientador da atividade, Luiz Justino.
 
Fonte: Unicap