Colégio Anchieta realiza aula especial

Alimentos orgânicos e a formação dos solos foram os temas tratados na atividade

O Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ) promoveu, em abril, uma aula especial sobre a produção agrícola do município com destaque para os alimentos orgânicos produzidos na região. A atividade foi conduzida pela equipe técnica do Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura do estado do Rio de Janeiro.

O engenheiro agrônomo e assessor técnico do Programa Rio Rural, Gerson Yunes, explicou os processos de formação do solo e os fatores que influenciam em sua qualidade. A professora de Geografia, Anny Machado, detalhou as características do agronegócio friburguense, com destaque para a cadeia de alimentos orgânicos, produzidos pelos membros da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio).

Para facilitar o aprendizado, foi montada uma feirinha orgânica no pátio do colégio, onde estudantes, professores e funcionários tiveram a oportunidade de degustar legumes e frutas e, ainda, conhecer um pouco mais sobre o processo de produção e comercialização desses alimentos.

Segundo a professora de Geografia, Márcia Luiza Ferreira da Costa, a atividade foi fundamental para os alunos descobrirem, na prática, a importância dos produtos orgânicos. Na avaliação da coordenadora do Centro de Pesquisa do Colégio Anchieta, Catarina Wermelinger Py, o evento proporcionou aos estudantes vivências do dia a dia de uma comunidade rural. “A partir dos próximos dias, os alunos vão montar uma horta orgânica, aqui na própria escola”, adiantou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Programa Rio Rural – Região Serrana/ Transparencianf