Colégio Diocesano mobiliza alunos em prol do Haiti

Gincana Cultural reuniu a comunidade educativa e apresentou a história, a cultura e os costumes dos haitianos

O Colégio Diocesano realizou, nos dias 10 e 11 de maio, a Gincana Cultural 2013 com o tema: “Inaciano em prol do Haiti”. O tema escolhido foi inspirado na campanha ‘Inacianos pelo Haiti, iniciada em 2011 e promovida pelos colégios jesuítas. O objetivo é arrecadar recursos para melhorar a educação no país, que foi atingido por um terremoto em janeiro de 2010.

Os alunos que participaram da gincana se dividiram em duas equipes, Meraki e Rara e disputaram uma maratona de quarenta e três tarefas que exigiram esforço físico, mental e o poder de mobilização para cumprir as provas.

A mobilização feita pelas duas equipes lotou o ginásio de esportes do colégio, mostrando que quando a causa é boa, a participação é certa. “O que vimos durante essa gincana foi a confirmação de que estamos no rumo certo quanto à orientação que damos aos nossos alunos, a de que vale a pena servir”, observa a professora Edinelza Macau, da equipe de coordenação da gincana.

Durante a gincana, as equipes apresentaram a história, a cultura e os costumes dos haitianos. Mais do que a contribuição material, a gincana proporcionou a integração da comunidade do Colégio Diocesano com o Haiti.

“Valeu a pena ver o empenho e a dedicação dos alunos pela causa, e a felicidade de ver difundidos entre eles a realidade e os valores do Haiti”, disse o diretor geral do Diocesano, Irmão Raimundo.

Adaptado de: Colégio Diocesano