CPAL integra Cuba à Província das Antilhas

Intenção é renovar a missão do País na região do Caribe

 

fotoA Província de Cuba da Companhia de Jesus será integrada, no dia 31 de julho, na Província das Antilhas. E a medida tem um propósito claro: resgatar a vocação e a participação dos católicos na missão dos jesuítas no país. Segundo levantamento da CPAL (Conferência das Províncias Jesuítas da América Latina), em 1959 cerca de 200 jesuítas estavam na ilha, enquanto que em janeiro de 2013 o número caiu para apenas 28.
 
O Superior da Companhia de Jesus em Cuba, Pe. Juan Miguel Arregui (foto), espera que com a mudança o sentimento de “derrotismo” seja coisa do passado. “Queremos renovar nossa capacidade de sonhar e planejar de forma realista a visão e missão que queremos enviar e propagar por aqui. Assim, vamos integrar nossos esforços com a frente do projeto em todo o Caribe a fim de continuar o trabalho em um plano estratégico”, afirmou.
 
A região do Caribe é caracterizada pela diversidade das raízes culturais, devido a forte presença das tradições africanas herdadas dos escravos. Cuba compartilha com as outras ilhas das Antilhas uma forte mistura de riqueza e criatividade, marcada pela música, pelas cores, pela expressão corporal e pela história do colonialismo e da escravidão. 
 
Fonte: Cúria Roma