Reitor da Unisinos ministra palestra no IHU

Encontro contou com abordagem: "Qual é a imagem de mundo dos filhos de vocês?"

foto

O reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, participou de uma palestra no IHU (Instituto Humanitas Unisinos) com a abordagem: “Qual é a imagem de mundo dos filhos de vocês? Qual é a imagem de ser humano que os netos de vocês terão? Eles olharão para nós e ainda nos reconhecerão como integrantes da mesma família?”.

O evento tratou sobre o tema “Os arranjos colaborativos e complementares de ensino, pesquisa e extensão na educação superior brasileira e sua contribuição para um projeto de sociedade sustentável no Brasil”, baseado em um artigo escrito pelo jesuíta. Segundo Aquino, “se quisermos saber o que é essencial, temos de deixar de pensar o mundo apenas como constituído por peças isoladas e começar a considerá-las como um todo inter-relacionado”.
 
O artigo também trata sobre as ciências empírico-formais contemporâneas. O reitor diz que essas ciências “alcançaram nível de radicalidade que as ciências modernas inspiradas na mecânica clássica newtoniana não conheceram, modelando a vida dos indivíduos e das sociedades. Através do know-how tecnológico e dos produtos tecnológicos regem os processos de produção, distribuição e assimilação do saber, bem como os processos de produção, circulação e distribuição de bens e satisfação das necessidades”.
 
A TV Unisinos exibiu uma reportagem sobre a palestra no programa Conexão Unisinos. Confira aqui.
 
 
Fonte: Unisinos