Fé e Alegria Haiti recebe visita de secretário Internacional de Educação

Pe. José Alberto Mesa conheceu a fundo as obras e programas da instituição

 

fotoO jesuíta e secretário Internacional de Educação Secundária e Pré-secundária da Companhia de Jesus, Pe. José Alberto Mesa (foto), visitou o projeto Fé e Alegria Haiti, que está sendo financiado pela campanha Inacianos pelo Haiti. Nesta viagem à Porto Principe, capital do País, e às escolas do nordeste do Haiti, Pe. José Alberto estava acompanhado do também jesuíta Pe. Alex Pizarro, presidente da Flacsi (Federação Latino Americana de Colégios Jesuítas), Teresa Salinas, responsável pela comunicação dos Inacianos pelo Haiti, Gabriel Ambroise, diretor geral do Fé e Alegria Haiti, Fabricio Alaña, reitor da Unidade Educativa Javier de Equador, e Roberto Palma, empresário e membro do diretório de Fé e Alegria. 
 
Nesta programação, Pe. José Alberto Mesa teve a oportunidade de conhecer a fundo o projeto de fortalecimento institucional da instituição, que está sendo desenvolvido há um ano e que seguirá sendo implementado pelos próximos dois anos. Durante 2012, uma parte importante do projeto esteve dedicado ao levantamento de dados e à análise e diagnóstico de cada uma das 14 escolas do Fé e Alegria Haiti. 
 
Após várias reuniões com as equipes da instituição, o jesuíta colombiano pôde conhecer os principais diagnósticos, os desafios e os passos a serem seguidos num futuro próximo. José Alberto Mesa visitou também as escolas de Canaan (Porto Príncipe) e Bedou (Ounaminthe) e foi testemunha do trabalho que os professores e os diretores das escolas desenvolvem, não apenas com os estudantes que frequentam as escolas, como também com as comunidades em seus arredores.
 
Após conhecer profundamente o projeto e a campanha que o sustenta, o secretário quis enviar um agradecimento a todas aquelas comunidades escolares da América Latina que se comprometeram com a campanha Inacianos pelo Haiti. Nas suas palavras agradece “a todos aqueles que fizeram essa campanha pelo Haiti possível, para que estas crianças e muitos outros possam se beneficiar com uma educação de qualidade”. O jesuíta também fez votos para que o trabalho siga acelerado nesta reta final. “Devemos continuar com nossos esforços para que este sonho seja possível”.
 
Inacianos pelo Haiti
Inacianos pelo Haiti é uma campanha solidária criada pela Flacsi, em conjunto com uma rede de instituições jesuítas que convida todos os inacianos do mundo a reunir recursos para melhorar a educação no Haiti. Esta campanha, que já dura 3 anos, criará um capital econômico para fortalecer a missão de Fé e Alegria Haiti.
 
A proposta tem por base uma inciativa concreta, que pressupõe trabalhar a partir da própria estrutura da instituição, executando um projeto de fortalecimento do trabalho educativo, que aborde as necessidades do Haiti, partindo da sua própria cultura e realidade e que lhe permita crescer e fortalecer-se como comunidade. 
 
foto
 
Fonte: Flacsi