PUC-Rio promove IV Simpósio de Teologia e faz homenagens

Conferências reunirão diversos palestrantes internacionais

 

foto
 
O Departamento de Teologia da PUC-Rio promove, entre os dias 15 e 17 de maio, o IV Simpósio de Teologia com o tema “Exegese, Teologia e Pastoral: relações, tensões e desafios”. As conferências reunirão palestrantes internacionais como H. Simian-Yofre, do Pontifício Instituto Bíblico de Roma, C. Carbullanca, da Universidade Católica do Chile, Maria Carmen Aparicio Valls, da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Mario Cimosa, da Pontifícia Universidade Salesiana da Roma. A programação está dividida em quatro tipos de atividades: conferências, mesas temáticas, minicursos e comunicações, todas realizadas no campus da PUC-Rio.
 
O encontro dá continuidade à iniciativa do Departamento de realizar encontros internacionais para promoção do saber teológico e de sua relação com outras áreas de conhecimento. A finalidade é aprofundar os três eixos – exegese, teologia e pastoral, temas centrais do programa de pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, que completa 40 anos. O Simpósio será também uma forma de homenagear seis professores pela dedicação ao ensino e pesquisa no Departamento.
 
São eles: Alfonso García Rubio, Ana Maria de Azeredo Lopes Tepedino, Lina Boff, Tereza Maria Pompéia Cavalcanti, e os padres jesuítas Jesús Hortal Sánchez e Mário de França Miranda.
 
O Simpósio está integrado ao Ano da Fé – de outubro de 2012 a novembro de 2013 – e à preparação da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho, como meio de aprofundamento de um tema central da área teológica. O IV Simpósio de Teologia é aberto ao público. As inscrições precisam ser feitas previamente e custam R$50 para professores e público em geral e R$30 para estudantes. Informações, cronograma e inscrições aqui.