Curso da Unicap promove II Workshop de Tendências Tecnológicas

Encontro teve o objetivo de mostrar as perspectivas de profissionais sobre plataforma de desenvolvimento e sistemas computacionais

 

foto
 
Os aficionados por tecnologia e computação se reuniram na Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), para o II Workshop de Tendências Tecnológicas, o WTT’13, promovido pelo curso de Ciências da Computação da universidade. O encontro teve o objetivo de mostrar as perspectivas de profissionais e empresas sobre plataforma de desenvolvimento e sistemas computacionais. Participaram do evento o desenvolvedor de software Alexandre Cisneiros, o engenheiro de Sistemas Daniel Ferreira e o professor da UFPE Antonio Luiz Cavalcanti. 
 
Na palestra ministrada pelo desenvolvedor Alexandre Cisneiros falou sobre as tecnologias utilizadas pelos dispositivos móveis com a tecnologia HTML5, que era utilizada apenas para desenvolver sites, mas agora é programada, cada vez mais, em smartphones e tablets. “Vou mostrar o poder dessa ferramenta acessível a todos os presentes na plateia, apresentando a revolucionária plataforma Blackybarry10 que usa o HTNL5 em uma de suas formas de programar”, falou Cisneiros. Esse sistema foi lançado em janeiro e entrou no mercado com o número de 70 mil aplicativos. Ele foi totalmente refeito em menos de dois anos. 
 
A palestra do professor Daniel Ferreira tratou de novidades sobre o Windows 8. Ele mostrou o que mais mudou nesse sistema, que foi totalmente reformulado nessa nova versão lançada em outubro de 2012. “Pesquisas da consultora IDC confirmam a superioridade do Android, como plataforma nos smartphones, pelos próximos cinco anos, mas a IDC acredita que a fatia de 61% de mercado reduzirá para os 52,9% no final de 2016. O IOS da Apple deverá perder ainda mais mercado, dos 20,5% deste ano para os 19% em 2016. Já o Windows Phone deverá crescer à segunda posição dos celulares em 2016, com 19,2% de participação, isso se deve aos mercados emergentes”, afirmou o professor.
 
Fonte: Unicap