Vaticano divulga agenda oficial do Papa Francisco na visita ao Brasil em julho

Intensa programação aguarda o Santo Padre na primeira viagem internacional

 

foto
 
Foi divulgada nesta terça-feira (7), no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão pela presidente da República, Dilma Rousseff, pelo arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, pelo arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, pelo governador do do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
 
Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas e, na Sala Verde, ele terá encontros privados com autoridades e políticos. O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção à Residência do Sumaré, sua estadia no Rio de Janeiro.
 
No dia seguinte, a agenda é estritamente privada. Já no dia 24, o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida (SP), para visitar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrar a Santa Missa. Ele será acolhido pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, e pelo reitor do Santuário, Pe. Domingos Sávio da Silva. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, depois, já de volta ao Rio de Janeiro e realizará uma visita ao Hospital São Francisco de Assis, dirigido pela associação homônima e que se dedica à recuperação dos dependentes da droga e do álcool e a assistência. 
 
Na quinta-feira, dia 25, Francisco celebrará no início da manhã a Santa Missa na Residência do Sumaré, depois vai para o Palácio da Cidade, onde receberá, das mãos do prefeito Eduardo Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Por volta das 10h, deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita. A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela pacificada. 
 
Jornada Mundial da Juventude
Na quinta-feira, às 17h, o Santo Padre terá o primeiro contato com a Jornada Mundial da Juventude, quando irá à praia de Copacabana na Festa da Acolhida aos jovens participantes do evento. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. 
 
Na sexta-feira, dia 26, o Papa Francisco encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os dez grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos. No Salão Redondo do Arcebispado, ele almoçará com Dom Tempesta e mais 12 jovens de várias nacionalidades, incluindo um casal de brasileiros. 
 
No sábado de manhã, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará a Santa Missa com os bispos da JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas. Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil: políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país.
 
O Papa fará um discurso. Na conclusão, o Pontífice retornará Residência do Sumaré onde irá almoçar com os cardeais do Brasil, a presidência da CNBB, os bispos da região e a comitiva papal. No início da noite, o Papa deixará a casa em direção do Campus Fidei de Guaratiba, onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens. O local poderá receber mais de 2 milhões de pessoas e o encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Papa, as respostas dele e um discurso, além de orações, cantos, troca de presentes e benção.
 
No domingo, dia 28, Papa Francisco segue novamente o Sumaré para Guaratiba, mas antes, o helicóptero que fará o seu deslocamento sobrevoará a estátua do Cristo Redentor.  Às 10h, terá início a Missa de Envio da JMJ Rio 2013, com a presença da presidente da República. Depois, ele segue até o Rio Centro para se encontrar com 15 mil voluntários da JMJ e ali fará mais um pronunciamento. No final do dia, ele haverá a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Tom Jobim, que também terá a presença de Dilma Rousseff. A partida para Roma está prevista para às 19h.
 
Fonte: News VA